quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Do interior - Dicas de estética

Com o verão chegando é sempre assim, os cuidados com nossos corpitchos aumentam e lá vamos nós pra academia, dietas, cremes e tratamentos e é sobre isso que vou falar...
Sempre tive dúvidas a respeito da famosa drenagem linfática, sobre qual a diferença entre ela e a massagem modeladora, quantas sessões são necessárias, se tem contra indicações...  

E pra esclarecer tudinho, conversei com minha fisioterapeuta predileta, rsrsrs, a Neliane Rodello, é ela quem cuida de mim quando estou em Lins e da minha mãe também, ela é uma fofa, brinco que a Neliane tem mãos de fada, eu adoro!! 

Agora, vamos a entrevistinha:
P:O que é drenagem linfática e como ela funciona no nosso organismo?
Drenagem linfática quer dizer, coletar líquido excedente dos espaços intercelulares pelos vasos linfáticos até os vasos de maior calibre, lembrando que são manobras suaves, leves onde não podem causar roxos na pele, por isso, a drenagem deve ser feita por um profissional que conheça a anatomia do sistema linfático.
Tem 4 funções: desintoxica, elimina excesso de líquidos, ativa o sistema imunológico e atua como analgésico (diminuindo o edema).
Na estética é indicada para tratamentos de celulite, acne, tratamento calmante, rejuvenescimento facial, pré e pós operatório de cirurgias plásticas estética reparadora como: lipoaspiração, mamoplastia redutora ou de aumento, abdominoplastia e entre outras.

Quais os benefícios? Tem contra indicações?
Os benefícios são muitos como: melhora na motricidade do intestino, na nutrição celular, na oxigenação dos tecidos, na absorção de nutrientes, redução da celulite e muitos outros.
Como qualquer outra intervenção tem as suas contra-indicações, a drenagem não pode ser feita em pessoas que tem tumores, feridas abertas, edema sistêmicos de origem cardíaca ou renal, cardiopatias não controladas, trombose não controlada, insuficiência renal, inflamação aguda (pneumonia, febre), doenças infecto-contagiosas.
Para que se tenha um resultado mais positivo, uma reeducação alimentar com hábitos mais saudáveis, evitando frituras, gordura, álcool, enlatados, vida sedentária e incluindo em sua rotina diária exercícios físicos regulares ou esporte ajuda bastante.
Recomenda-se não ingerir sal em excesso. Deve-se tomar muita água, no mínimo 2 litros por dia e comer muita fibra.

E a massagem modeladora??
A massagem modeladora é uma técnica totalmente diferente da Drenagem, as manobras são mais vigorosas podendo causar um pouco de dor nas primeiras sessões. 
Com os movimentos utilizados, as gorduras se “achatam” e “englobam” reduzindo medidas. Juntamente com as manobras, podem ser associados outros recursos como bambu, rolos (conhecido como massagem modeladora turbinada)  e cremes que ajudam na diminuição de medidas e vermelhidão da pele.

Quais os benefícios? Tem contra indicações, assim como a Drenagem?
A massagem modeladora é indicada para combater a celulite, hidrata a pele, relaxa a musculatura, ajuda ao combate da flacidez cutânea, é indicada para pessoas acima de 14 anos.
Já as contra-indicações: não podem ser feitas em pessoas com pressão alta, varizes, pacientes cardíacos, inflamação, pós cirúrgico, gestação, osteoporose, placas e próteses.

Qual a sua indicação desses tratamentos contra celulite, flacidez, gordurinhas localizadas, Neliane ajude nós mulheres a combatermos estes pequenos detalhes??? rsrsrsrs Quantas sessões são recomendadas?
Para quem quer tratar somente a celulite a Drenagem apresenta um resultado mais positivo se comparada a massagem modeladora, agora se você quer tratar celulite, flacidez e gordura localizada o legal é associar as duas técnicas, realizando no mínimo 2 sessões por semana. Pra começar a ver um resultado satisfatório, no mínimo 20 sessões.

Qual a importância dessas técnicas serem realizadas por um fisioterapeuta especializado?
O papel do fisioterapeuta é muito importante, especialmente se for especializado em DermatoFuncional, pois se apresenta em caráter mais amplo em relação ao trabalho puramente estético. A Dermato-Funcional visa o tratamento dos distúrbios relacionados à saúde da mulher, sendo eles: endócrinos, dermatológicos e/ou músculos-esqueléticos.

É isso meninas, tentei esclarecer ao máximo o assunto, se vocês tiverem mais duvidas enviem um e-mail ou deixem um comentário aqui no Blog que repasso para a Neliane, tá!!!

Espero que vocês tenham gostado desta entrevistinha...



A Neliane atende na Essência da Mulher e realiza esses e outros tratamentos como massagem com pedras quentes, bambuterapia, limpeza de pele e RPG, quem puder vá conferir!!!






Eu super indico!!!
Beijo
Marie



Onde:
Essência da Mulher 
tel:(14) 35224275
End: rua Bahia, 742, Lins/SP.

3 comentários:

Neliane disse...

Amei a entrevistinha!!! Mto obrigada!!

Mega feliz!!

Bjokas

Neliane

Juliane disse...

Ola Marie,

Sou dermatologista e peço muito cuidado com as informacoes colocadas aqui, pois se tem um efeito NAO causado pela Drenagem Linfatica é a ANALGESIA!
Alem disso nao existe relacao entre Drenagem e Rejuvenecimento Facial. A drenagem nao combate marcas de expressao, muito menos leva uma pela madura a ter aparencia de nova. Nao existe relacao.
Espero ter contribuido,

Juliane

Blog das Seis disse...

Oi Juliane, fico muito feliz com sua participação no nosso Blog.
Gostaria de esclarecer que sempre tomamos muito cuidado com o que é publicado e com os profissionais que nos orientam.
Devido ao seu comentário tirei mais duvidas com a Neliane que além de ter feito 2 cursos especializados em drenagem é pós graduada em dermato funcional e estuda muito sobre o assunto, vamos aos esclarecimentos dados por ela: quanto a ANALGESIA, quando se tem um edema, como dito na entrevista entre parenteses, que pode causar desconforto e até dor, a drenagem ajuda sim, por ter sua função principal a de coletar líquidos excedentes dos espaços intercelulares pelos vasos linfáticos até os vasos de maior calibre aliviando o desconforto. Quanto ao rejuvenescimento facial, devido a ação da drenagem, há uma melhora da nutrição celular, oxigenação dos tecidos, desintoxicação dos tecidos intersticiais dando a pele uma aparência mais bem cuidada e indiretamente mais jovem. Em nenhum momento foi dito sobre o desaparecimento de rugas, mesmo porque pra isso é necessário o estímulo da produção de colágeno e isso a Drenagem não faz, mas o rejuvenescimento também está ligado a textura, ao brilho, a hidratação, enfim uma boa qualidade da pele, benefícios estes proporcionados pela Drenagem.
Espero ter conseguido sanar suas dúvidas e esclarecido seu comentário.
Mais uma vez agradeço sua participação aqui no Blog.
Muito Obrigada,
Um beijo
Marie,
Blog das Seis