terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cultura e arte - Guerra e Paz

Oi Meninas,

Como o Blog adora uma Arte, hoje tenho uma dica super bacana pra vocês, a Exposição Guerra e Paz, do pintor brasileiro Cândido Portinari.

A pedido do Governo Brasileiro, a ONU confiou a guarda dos painéis Guerra e Paz ao Projeto Portinari até agosto de 2013.

Entre 1952 e 1956, Candido Portinari mesmo sabendo que morreria por intoxicação, pegou a paleta de tintas proibidas e pintou dois painéis, realizou seus dois últimos e maiores murais, Guerra e Paz (14m de altura por 10m de largura, aprox.), encomendados pelo governo brasileiro para presentear a sede da ONU, em Nova York.
Localizados em local nobre, de acesso restrito aos delegados das Nações, no hall de entrada da Assembleia Geral, os monumentais painéis não podem ser vistos pelo público por razões de segurança, nem mesmo durante as visitas guiadas da ONU. Por esse motivo, o Projeto Portinari sempre sonhou em expor Guerra e Paz ao grande público.

Em 2007, o anúncio de uma grande reforma no edifício sede da ONU entre 2010 e 2013 proporcionou a oportunidade inédita de expor os painéis Guerra e Paz no Brasil e no exterior.
São Paulo será o ponto de partida para a itinerância internacional da exposição durante 2012 e 2013, articulada com o Itamaraty, que pretende levar Guerra e Paz entre outras cidades à Hiroshima e à Oslo, por ocasião da entrega do Prêmio Nobel da Paz.

Guerra e Paz de Portinari

A partir desta terça (7), entra em exposição, pela primeira vez no país, a obra completa Guerra e Paz, de Cândido Portinari, no Memorial da América Latina, em São Paulo. 
Além dos painéis gigantescos, estará à disposição dos visitantes alguns vídeos, entre eles um que mostra o trajeto da obra desde sua retirada (em 2010) do prédio das Nações Unidas, em Nova York, passando pela restauração e até sua chegada a São Paulo.

O material é extenso, então vão com tempo ou divida sua observação da obra em várias visitas.
A exposição, que vai até o dia 21 de abril, é imperdível. E melhor, tudo isso é grátis!!

Eu adorei, sou super suspeita porque adoro as telas e o colorido de Portinari, principalmente essas, acho lindo demais!!!!

Espero que vocês tenham gostado desta dica...
Cultura e arte sempre estão na moda e nunca são demais, não é meninas!!!

Para mais informações, acessem  http://www.guerraepaz.org.br/

Beijo
Maria Clara
 

Nenhum comentário: